Quem disse que você precisa de um grande jardim para manter a natureza por perto? As plantas para ambientes internos são perfeitas para acrescentar mais verde a decoração e podem ajudar a criar espaços ainda mais charmosos.
No entanto, é preciso escolher as espécies adequadas para o ambiente interno da casa e fazer a manutenção correta das plantinhas no dia a dia. Para não ter erro, listamos algumas dicas especiais, confira a seguir!
COMO ESCOLHER PLANTAS PARA AMBIENTES INTERNOS?
Além de trazer mais verde para a casa, as plantas são uma ótima opção de decoração gastando pouco. Você pode encontrar uma variedade de espécies por preços bem acessíveis e assim dar aquele toque que faltava para transformar os ambientes.
Seja casa ou apartamento, o importante é entender que elas precisam de cuidados específicos. Regas, podas, espaço para crescer, exposição ao sol: tudo isso deve ser avaliado na hora de escolher a melhor espécie para cultivar.
Se a sua casa é um pouco menor, opte por plantas pendentes como a samambaia, por exemplo, ou por opções que não crescem muito, como a fitônia. Assim os ambientes não ficam apertados e suas plantinhas têm espaço suficiente para crescer saudável.
DICAS DE PLANTAS PARA DENTRO DE CASA
Agora que você já conheceu algumas dicas importantes para considerar na hora da escolha, anote essas espécies e dicas de cuidados para escolher a plantinha que vai trazer mais vida a sua casa:
1. BAMBU DA SORTE
Como o próprio nome já diz, além de ter uma beleza diferenciada, essa plantinha traz muita sorte! Cuidar dela é bem fácil: o bambu da sorte gosta de luz indireta e solo úmido, por isso a dica é regá-lo quando o solo estiver seco.
2. SUCULENTAS E CACTOS
Suculentas e cactos são uma grande tendência de decoração, principalmente pela praticidade nos cuidados. Com diferentes cores, tamanhos e formatos, essas espécies são ideais para quem não tem muito tempo para lidar com a jardinagem.
O maior cuidado são as regas: no verão, regue-as uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Molhe apenas a terra e não as flores.
3. COSTELA DE ADÃO
A costela de Adão pode atingir um tamanho maior, mas é ideal para espaços internos e guarda uma beleza incrível. É importante manter suas belas folhas na iluminação indireta e com boa ventilação.
Ela gosta de umidade, por isso regue-a de uma a três vezes na semana. Outra dica é limpar as folhas sempre, pois elas podem acumular poeira.
4. JIBOIA
Jiboia é uma ótima espécie para ambientes menores, pois pode ser uma planta pendente. Suas hastes podem chegar a dois metros de comprimento e são um ótimo complemento para a decoração.
Essa espécie gosta de iluminação indireta e pode ser regada de uma a duas vezes na semana.
5. ORQUÍDEAS
Você já deve conhecer a beleza das orquídeas, mas já pensou em tê-las dentro de casa? Ela é uma ótima opção para ambientes internos.
É importante mantê-la em locais ventilados, na meia-sombra e tomar alguns cuidados na rega: faça uma vez a cada três ou cinco dias, conforme a temperatura, e molhe apenas as raízes, pois as folhas podem criar fungos.
Uma opção para quem se esquece de regar as plantas são os regadores automáticos, que você pode comprar ou até mesmo customizar. Mas o ideal mesmo é você ter essa troca e esse cuidado com suas plantas, buscando essas soluções em uma situação atípica, como uma viagem por exemplo.
Fonte: Construtora Cataguá