Uma das grandes vantagens de conquistar a casa própria é poder decorá-la da maneira que você quer, não é verdade? A decoração de um ambiente vai muito além de querer deixar a casa mais bonita e agradável aos olhos. Na verdade, decorar um ambiente é personalizá-lo para poder mostrar quem somos, transmitir determinados sentimentos ou mesmo para melhorar nossa sensação de bem-estar.
É possível conseguir transmitir todos esses sentimentos e sensações apenas utilizando elementos fáceis de serem encontrados em qualquer lugar, até mesmo em casa, como objetos, tintas usadas, móveis antigos e iluminação. Pode acreditar: é possível realizar uma grande transformação no seu lar gastando menos do que você imagina.
Muitas vezes a decoração de interiores é deixada de lado por ser considerada algo que foge do orçamento, ainda mais em situações de crise como a que vivemos atualmente. Porém, diferente do que muitos imaginam, para decorar uma casa e deixá-la com a sua cara não é preciso ter muito dinheiro, só é necessário ter criatividade, bom gosto, paciência e um pouquinho de tempo para colocar a mão na massa!
Situações que demandam grandes reformas, como a ampliação de um cômodo, por exemplo, podem ser facilmente resolvidas com a ajuda da decoração de ambientes e da sua criatividade para mudar os móveis de lugar.
Para ajudar você a se inspirar e começar a decorar a sua casa hoje mesmo, selecionamos neste post 8 ideias incríveis para decorar gastando pouco. Continue com a gente e boa inspiração!
1) PAREDE BICOLOR
Se você pensa que para dar mais vida à sua casa é necessário pintar todas as paredes de todos os cômodos e, para isso, gastar muito dinheiro com latas e mais latas de tinta, saiba que você está redondamente enganado. Existe um jeito de deixar os ambientes do seu lar com um visual renovado, menos óbvio e sem a necessidade de comprar muita tinta: a parede bicolor.
Parede bicolor é a técnica de pintar apenas a metade de uma parede e é a tendência da vez quando falamos sobre decoração de interiores. Ela é capaz de criar alturas, dar um acabamento diferenciado ao ambiente e pode ser feita utilizando diferentes formas geométricas, conforme seu gosto e personalidade mandarem.
E o melhor é que você não vai precisar gastar quase nada para levar essa técnica até o seu lar, afinal, tudo que você precisará será de um pincel específico para pintar paredes, fita adesiva e a cor que você quer para o seu ambiente. Se você já tiver alguma tinta de cor diferente sobrando por aí, pode utilizá-la! O importante aqui é deixar o cômodo com a sua personalidade.
2) REAPROVEITAR MÓVEIS ANTIGOS
Muitas vezes deixamos de valorizar um ambiente ou de dar início a uma nova decoração porque achamos que móveis novos são essenciais para isso. Mas não se engane: é possível sim deixar os ambientes com cara de novo sem precisar investir em móveis, apenas utilizando aquilo que você já tem na sua casa! Que tal tirar o dia de hoje para dar uma analisada nos móveis e objetos que você já tem em casa?
Aquela mesinha de canto que ninguém mais usa e está encostada em algum lugar da casa ou está em algum ambiente destoando completamente da decoração, pode se transformar e virar um móvel moderno somente com a ajuda de tintas; o armário antigo com cor de marfim que ninguém mais gosta pode virar um closet lindíssimo em apenas alguns passos!
3) URBAN JUNGLE
A tendência urban jungle (floresta urbana, em português) tem como premissa aproximar a natureza e os moradores da área urbana.
Muito bonita e prática para ser aderida, a urban jungle chegou com tudo, virando moda entre os mais ligados à decoração de interiores ou mesmo daqueles que querem deixar o ambiente mais verdinho e arejado.
Fazer parte dessa nova tendência é muito mais fácil do que parece, basta investir em plantas próprias para decorar cada pedacinho do lar, da sala de estar, até o banheiro.
Espécies grandes como a Costela de Adão, Dracena, Bambu Mossô e Cacto são perfeitos para decorar salas e quartos, enquanto as menores, como Violetas, Samambaia, Begônia e Bromélias são perfeitas para ficar em cima de mesas ou mesmo penduradas na sala, quarto, cozinha e banheiro.
4) ESPELHOS PARA DECORAR
Os espelhos deixaram há muito tempo de ser apenas acessórios e se transformaram em itens praticamente essenciais para destacar, diminuiu ou mesmo aumentar a sensação de espaço dos ambientes – além de ficarem lindos como parte da decoração de um cômodo.
Bastante funcionais e versáteis, os espelhos podem ser escolhidos conforme modelo, formato e cor que você deseja para decorar um ambiente. Para fazer com que seu ambiente pareça menor e mais aconchegante utilizando espelhos, basta instalar um espelho levemente inclinado no alto da parede. Já para deixar o espaço mais amplo, escolha espelhos grandes e de preferência verticais para ambientes com pé-direito alto e horizontais para pé-direito baixo.
Para uma decoração mais sóbria e formal, você pode optar por espelhos quadrados, retangulares para espaços pequenos e espelhos redondos para um acabamento mais descontraído e atual. Agora, se você faz questão de um cômodo mais elegante, os espelhos grandes são as peças mais recomendadas.
5) PAREDE DE TIJOLOS FALSOS
A decoração que pega apenas uma parede inteira, deixando-a diferente das demais, também está muito em alta e você pode fazer sem gastar tanto, apenas utilizando EVA, régua, tesoura e fita dupla face.
Para começar, basta escolher o EVA na cor que você quer dar para a parede em questão. Depois de escolhido, você deve cortá-lo em tiras conforme o tamanho da sua parede (as tiras servirão para cobri-la) nas medidas de 16 cm x 16 cm.
Quando você terminar de cortar as tiras, poderá começar a colar na parede. Para isso, o ideal é que você utilize fita dupla face, pois assim você não machucará a parede. Defina uma distância de aproximadamente 0,5 cm entre cada tira e pronto!
O resultado é uma parede que parece feita com tijolos de verdade, mas sem ter passado por todo o processo de sujeira e bagunça que uma reforma faria!
6) OBJETOS DIFERENTES
Objetos diferentes dispostos nos ambientes podem ser o charme que faltava para a sua decoração. E não precisa ser nada muito elaborado ou caro, viu? Muitos itens que você nem imaginava podem virar um objeto de decoração que deixará seu ambiente moderno e autêntico.
Antiguidades que estão paradas na sua casa ou mesmo na casa de parentes, como máquinas de escrever e máquinas fotográficas que já não são mais utilizadas, podem servir pra decorar uma mesa de canto ou mesmo uma parede.
7) ALMOFADAS COMBINANDO
Além de deixar o sofá ou a cama com um ar muito mais aconchegante, as almofadas são itens atemporais capazes de transformar o ambiente e deixá-lo muito mais bonito dependendo dos tamanhos, cores e estampas escolhidas.
Para conseguir um efeito harmônico com as almofadas, procure escolher estampas que combinem com a decoração do ambiente escolhido. Algumas estampas, como figuras geométricas, folhagens, cores fortes e pelúcia, estão na moda e podem deixar o seu espaço com um ar mais moderno. Aqui o que vale é a sua criatividade e aquilo que você quer transmitir.
8) TAMBOR DE DECORAÇÃO
Usar peças mais rústicas, chamadas de decoração industrial, ou transformá-las para serem utilizadas na decoração é algo que tem sido muito feito na decoração de interiores atual. Um exemplo perfeito disso são os tambores decorativos.
Peças para decoração industrial, como o tambor decorativo, estão muito em alta e por isso costumam custar caro. Porém, é possível ter um tambor para chamar de seu – e sem gastar tanto assim.
Para conseguir criar o seu próprio tambor decorativo, primeiramente você vai precisar de um tempinho livre, afinal, construir algo do zero e economizar requer tempo. Depois, basta encontrar um tambor – se você não conseguir uma doação, é possível comprá-los na internet mesmo por um valor em torno de R$ 30,00 –, providenciar uma lixa e tinta em spray na cor que você preferir! E pronto. Seu tambor decorativo está pronto para ser utilizado.
Além de ser utilizado como mesa, o tambor também pode servir como banco – dependendo do tamanho –, até mesmo armário! É só deixar a sua imaginação voar!
Fonte: Construtora Cataguá