Você já imaginou ter uma horta dentro de casa? Já imaginou ter os seus temperos favoritos para preparar a comida de forma mais natural? Isso é a nova tendência entre os hábitos saudáveis e pode ser mais simples do que imagina!
Métodos para manter uma alta qualidade de vida vem sendo palco de inúmeros debates, dentre eles a alimentação saudável e orgânica são destaques. Graças a essa preocupação, as hortas caseiras se tornam cada vez mais comuns.
E você, também tem interesse em cultivar uma horta dentro da sua própria casa? Então continue a leitura deste post e confira nossas dicas para criar um cantinho especial!
COMO CULTIVAR UMA HORTA DENTRO DE CASA?
A horta dentro de casa vem se tornando uma grande tendência no mercado e, além de ajudar a manter uma alimentação mais saudável, pode ainda ser o complemento perfeito para a sua decoração sem gastar muito.
Montar e manter uma horta exige uma atenção especial, mas é bem mais simples do que você imagina. Para que todo o esforço seja recompensado é preciso tomar alguns cuidados básicos.
Olha só essas dicas para cultivar uma horta dentro de casa:
1. RESERVE UM ESPAÇO
O primeiro passo é separar um espaço para que os legumes, hortaliças e vegetais cresçam de forma saudável. Para isso, você precisa entender a necessidade de luminosidade das espécies escolhidas para cultivo.
Procure reservar um local mais ventilado e escolha o modelo de horta que melhor se adapta ao seu imóvel. Se tiver pouco espaço, a horta vertical pode ser uma boa opção, por exemplo.
2. PREPARE O SOLO E USE ADUBO NATURAL
Como a sua horta fica dentro de casa, a preparação do solo é necessária. A nossa recomendação é que você utilize adubo natural orgânico para garantir os nutrientes necessários para o crescimento das suas plantinhas.
A combinação entre um solo bem preparado e adubos naturais fará com que sua horta tenha uma qualidade incrível. Lembre-se de verificar as especificações de cuidado para cada espécie que você está cultivando.
3. ESCOLHA AS SUAS ESPÉCIES FAVORITAS
Esse momento é todo seu: chegou a hora de escolher as espécies que vão fazer parte da sua horta caseira! É importante se atentar aos detalhes de cuidados para saber quais as melhores escolhas de acordo com as características do seu espaço e da sua região.
Você pode escolher os seus temperos favoritos para dar um gostinho especial na comida ou ainda cultivar legumes e verduras para ter sempre uma salada fresquinha.
4. COMECE A PLANTAR
Com as sementes e mudas definidas, chegou a hora do plantio! Mas atenção: não basta sair plantando de qualquer jeito, é preciso se atentar às necessidades de cada espécie para garantir o desenvolvimento da sua horta. Pesquise na internet informações sobre o plantio das espécies que você tem em mente.
5. TENHA UMA ROTINA
Um passo importante é estabelecer uma rotina de cuidados para a sua horta. Verifique a necessidade de rega e iluminação para cada espécie, assim como as podas.
É preciso também ficar atento às pragas, que devem ser combatidas o quanto antes para não prejudicar toda a sua horta. Com carinho e determinação, logo você estará colhendo os resultados do seu esforço!
Esperamos que essas dicas tenham sido valiosas para você.
Fonte: Construtora Cataguá