09/06/2022 às 00:25 Financiamento

Imóvel na planta ou pronto: qual o melhor pra mim?

6
3min de leitura

Adquirir um imóvel é um grande investimento, por isso tal passo exige alguns cuidados e um bom planejamento para garantir que você está fazendo o melhor negócio.

Nessas horas, é comum ficar em dúvida entre comprar um imóvel na planta ou um que já esteja pronto, afinal, cada opção tem diferentes benefícios que devem ser considerados antes que essa decisão seja tomada.

Para ajudar você, listamos as vantagens e desvantagens de cada um para facilitar a escolha do imóvel ideal. Confira!

Imóvel na planta

Adquirir um imóvel na planta traz diversos benefícios. Geralmente, ele tem um valor mais baixo do que o já pronto e as opções de pagamento são bem atrativas: é comum pagar 30% do valor do imóvel até a entrega das chaves e o restante pode ser financiado ou pago à vista.

As taxas costumam ser baixas e as construtoras oferecem várias vantagens e condições facilitadas para o pagamento. Além disso, o imóvel ainda não está valorizado, o que diminui o seu valor inicial.

Por outro lado, o potencial de valorização é alto. Pagando-se um valor mais baixo, o imóvel terá um valor final mais alto, o que garante que esse investimento renderá bons lucros.

Outro ponto importante é que, comprado na planta, o imóvel não precisará de reformas ou de qualquer tipo de conserto estrutural. O comprador poderá se mudar logo com a entrega das chaves!

Contudo, também há desvantagens: a entrega do imóvel demora mais, pois é preciso esperar a conclusão da obra. Por isso, essa pode não ser uma opção atrativa se você quer mudar rápido.

Imóvel pronto

A grande vantagem de um imóvel pronto é a rapidez na mudança. Como já estará tudo feito, dependendo da disponibilidade ou da negociação você poderá se mudar logo que assinar o contrato.

Claro que algumas coisas ainda podem estar pendentes, como comprar móveis e fazer alguns reparos necessários, mas, de forma geral, ele já estará pronto para morar.

Outra vantagem é a possibilidade de visitar o imóvel antes de realizar a compra para saber exatamente o que você está adquirindo.

Visitando o local você terá uma visão completa da distribuição e tamanho dos cômodos, terá a possibilidade de colocar os móveis que já possui, etc.

Há uma vantagem também em relação ao financiamento: geralmente, ele pode ser feito de imediato, só dependendo da sua capacidade financeira.

A entrada costuma ser de 10% a 30% do valor total do imóvel e as parcelas podem ser simuladas de acordo com cada instituição financeira.

Porém, não há somente vantagens na hora de adquirir um imóvel pronto: ele costuma ter um valor mais elevado do que os imóveis na planta. Isso acontece porque já estão valorizados, ou seja, foram construídos por um valor bem menor.

Então, qual é o melhor?

Sabendo as vantagens e desvantagens de cada opção, é possível decidir qual é a melhor para você. Analise bem: se quiser mudar rapidamente, comprar um imóvel pronto traz várias vantagens.

Se procura um investimento com alto potencial de valorização ou não tem pressa para morar em sua nova residência, os imóveis na planta podem ser o que você procura.

Analise bem as opções de financiamento e condições de pagamento de cada um e veja o que o seu orçamento suporta. Fazendo isso você pode descartar uma das alternativas.

Fonte: MRV Engenharia

09 Jun 2022

Imóvel na planta ou pronto: qual o melhor pra mim?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

02 de Fev de 2021

Terreno+construção: saiba como funciona

05 de Ago de 2020

Caixa amplia pausa no financiamento imobiliário; cliente tem que solicitar

21 de Ago de 2020

Brasileiro não desiste da casa própria e busca por imóveis aumenta

É uma honra receber você em meu perfil e um privilégio auxiliar você na realização do seu sonho.
Logo do Whatsapp