Qual é a sua idade? Indiferente dela, a gente sabe que você em algum momento da vida pensou sobre comprar um imóvel ou se questionou sobre como algumas pessoas conseguiram realizar essa façanha que, às vezes, parece tão distante da realidade.
Por incrível que pareça, realizar esse sonho não é impossível, mesmo que você não tenha poupado – afinal, a gente sabe que muitas vezes guardar dinheiro não é uma opção.
Nesse artigo, você vai descobrir como conseguir conquistar o seu imóvel sem ter uma grande reserva de dinheiro guardado. Vem com a gente!
FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS
Financiar um imóvel é a primeira e mais buscada alternativa para quem quer investir sem ter dinheiro guardado, pois é uma saída prática, rápida e, podemos dizer, fácil.
Para realizar um financiamento, o primeiro passo é procurar um banco. Escolheu o banco? Ótimo, agora ele ficará encarregado de comprar o imóvel para você, que é quem está financiando. Depois da compra concluída, você deverá pagar a quantia gasta pelo banco – parcelada e com algumas taxas – de volta.
Resumindo: o banco faz um empréstimo para que o comprador possa realizar seu sonho.
UTILIZE SEU FGTS
Outra alternativa para você comprar o seu imóvel mesmo não tendo dinheiro guardado, é utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.
O FGTS é composto pelos depósitos mensais que foram realizados pelo seu ou seus empregadores. Ele pode ser sacado em algumas situações específicas, sendo uma delas a compra da casa própria. Você pode acessar as regras no site da caixa.
E se ainda assim o seu saldo do FGTS não for o suficiente para realizar a compra do seu imóvel, que tal utilizar duas formas de pagamento? Isso mesmo! Você pode utilizar seu FGTS e também o financiamento!
CONSÓRCIO DE IMÓVEIS
Se você não gostou muito da primeira alternativa, que tal o consórcio de imóveis? Não sabe o que significa? Não tem problema, nós vamos explicar.
Primeiramente, é importante ressaltar que o consórcio de imóveis deve ser escolhido caso você não tenha tanta pressa em comprar o seu imóvel, pois diferente do financiamento, aqui você não conseguirá tê-lo tão rápido.
Resumidamente, um consórcio de imóvel é um grupo de pessoas que busca o mesmo objetivo e se junta para conquistá-lo. Nesse caso, o objetivo é um imóvel. Para atingir o objetivo, esse grupo de pessoas precisa arrecadar uma quantidade de dinheiro por algum período determinado.
Seguindo dessa forma, todo mês uma pessoa do grupo é contemplada com uma carta de crédito, documento que servirá para que ela compre o imóvel.
Para participar de um consórcio de imóveis, basta encontrar uma administradora autorizada pelo Banco Central. Depois, é só participar de um grupo por meio da compra de uma cota. E ah, além de não exigir uma entrada, o consórcio de imóveis também possui menos burocracia que o financiamento!
Fonte: Construtora Cataguá